Recebendo os amigos.

By Rodolpho Leonardo  14 nov, 2011   Postado em Administração, Opinião

Cozinhar é uma arte e como toda arte precisa de espectadores. Quais são os melhores tipos de “cobaias”? Bom, os amigos são pessoas especiais que sempre estarão ao seu lado, não importa o quão ruim seja a sua comida, seu estilo de vida ou situação financeira. Amigos são amigos e pronto. Para celebrar a amizade, aqueles que curtem passar algumas horas pilotando o fogão tem o prazer de organizar uma recepção e convidar os amigos. Festa, festinha, festão ou somente uma simples refeição. Receber os amigos exige planejamento.

Planejar a recepção de amigos e saber o que fazer exige mais que um simples telefonema e uma passada no supermercado. Exige atenção, afinal de contas você está recebendo amigos e não inimigos em sua casa. Por isso planeje bem e veja como recepcionar bem as pessoas.

Qual o tipo de pessoa é você?

Você é um apaixonado pela gastronomia que está buscando impressionar, no bom sentido, seus convidados e assim aproveitar pra fazer um social ou você é uma pessoa muito interessada em gastronomia e claro quer impressioná-los com seus dotes culinários, mas está mais interessado no social do que realmente na preparação da refeição. Se for o primeiro, bom, você pode desenvolver ou fazer qualquer tipo de receitas e preparações, pois seu foco principal é desenvolver suas habilidades como um cozinheiro e aproveitar para fazer um social. Neste caso, você fala enquanto cozinha ou nem conversa muito, deixa o papo pros amigos mesmo.

Agora, se você é do segundo caso, planejamento é essencial, pois quando seus convidados chegarem você não vai querer ficar fazendo mise-en-place e às vezes perder a conversa, vai? Assim você terá que escolher o tipo de evento a fazer para seus amigos. Uma recepção com canapés ou uma refeição? Simples ou completa? O importante e ser bem especifico nestas questões, pois planejamento é essencial.

Você é uma pessoa que apesar de gostar de cozinhar (senão nem estaria lendo este blog), porém socializar com os amigos numa noite especial é melhor que pilotar o fogão o tempo todo. Então se a recepção for só canapés, prepare tudo com antecedência, dê preferência aos aperitivos e acepipes frios, ou aqueles que só de colocar ao forno ou reaquecer estejam prontos. Evite canapês complicados que necessitem fritura ou recheio na hora.

Se você optar por uma refeição, tenha certeza que é uma receita de preparo rápido, de forno ou que dê para ser finalizada na hora. Não adianta você querer fazer o molho a bolognesa na hora, pois o tempo para prepara-lo é longo. Escolha por exemplo pratos que deem para ser preparados no forno, como massas, lasagnas, assados e afins. Evite muitos acompanhamentos no prato principal. Tenha sempre uma salada e claro um acompanhamento para o principal, vegetais ou batatas no caso de assados, mas não precisa mesmo é ficar fazendo arroz, batatas, vegetais e o assado. Escolha sempre um ou outro.

Sempre tenha sobremesa. Das mais simples como uma salada de frutas até algumas mais elaboradas como tiramissú ou panna cota, sempre tenha uma para acompanhar, porém aquelas que já estejam prontas quando os convidados chegarem. Você pode dar uma flambada ou uma sofisticada no serviço, porém esperar uma ou duas horas até que a sobremesa fique pronta é um exagero. Sorvetes em dias quentes são uma boa pedida. Afinal de contas vocês estão reunidos e todos vão querer sua atenção.

Churrasco!

Churrasco é outra história. Como o processo inteiro demora bom ai o melhor mesmo é pegar sua bebida e enquanto um prepara a churrasqueira, ou outros vão fazendo os acompanhamentos e assando a carne. O importante neste caso é dividir bem os afazeres e garantir tempo para conversar enquanto a carne está no fogo. Mas atenção, não deixe a carne ressecar demais.

Enfim, para recepcionar amigos é necessário planejar bem e estudar a logística do evento, senão você vai acabar não dando a atenção devida a seus amigos e eles acabarão ficando desapontados. Prepare tudo antes, deixe tudo “no esquema” e claro, não se esqueça dos bebes. Cervejas, drinks ou vinhos, todos são uma boa pedida. Boa festa.

 

Fotos por woodleywonder

 

Com dificuldades nas palavras usadas neste post? Visite nossa página Glossário ou envie-nos uma pergunta a respeito.

Os comentários estão desativados.