Trufas de Chocolate…

By Rodolpho Leonardo  04 ago, 2009   Postado em Cozinha Internacional, História, Receitas, Sobremesas

Trufas-chocolateHum… da água na boca só de falar…

É difícil falar de trufas de chocolate sem antes falar do chocolate em si. Chocolate, ou Xocoatl (do náuatle, xococ = amargo e atl = água, como era chamado pelos Aztecas) e originalmente era uma bebida (infusão) feita da amêndoa do cacau torrado e moído com a presença de especiarias, como um café, na verdade. Esta bebida era muito apreciada por Montezuma, chefe dos Aztecas. Há indícios de que o chocolate era utilizado por volta de 1.100 ac. Entretanto somente no século 16 é que este foi levado para Europa, através das expedições de Cristóvam Colombo e exploradores espanhóis, mas só foi mesmo cair na popularidade (da nobreza européia) um século depois, com a abertura da primeira casa de chocolate em Londres em 1657.

Agora, as trufas de chocolate, foram criadas na Bélgica e levaram este nome por se assemelhar em forma à Trufa (fungo que cresce em determinadas regiões de clima específico e apresenta coloração negra ou amarelada – branca – utilizada em vários pratos de alta gastronomia). Ela também é chamada de ganache, pois ela é nada mais nada menos do que um ganache (mistura de chocolate derretido com gordura láctea – manteiga ou creme de leite). Na Espanha o ganache é conhecido como trufa e na Bélgica a trufa é conhecida como ganache (que confusão!).

Trufas FalsasExistem muitas maneiras de se preparar uma trufa. Mas a trufa mesmo, para ser considerada trufa, deverá ter seu recheio incorporado na massa de ganache a ser produzido (ou de outra maneira ele é considerado bombom). Por exemplo, ao fazer uma trufa de passas ao rum, devo obrigatória mente misturar as passas ao rum ao ganache de chocolate, esfriar-lo e dar a forma desejada. Na trufa ainda pode ou não haver uma cobertura de chocolate envolta em uma fina camada de cacau em pó o outro tipo de farinha ou açúcar para dar uma textura aveludada característica da trufa (fungo).

A trufa de chocolate mais cara do  mundo La Madeline au Truffe com peso de cerca de 50g custa US$ 250,00 (duzentos e cinqüenta dólares) e é feita com azeite trufado, chocolate 70%, creme de leite, baunilha e trufas Perigord (trufa muito rara e de alto custo).  Existem também várias formas de trufas, as redondas, as irregulares (pois não possuem uma forma específica), em forma de quenelles e as em forma de meio ovo com base reta (que são as chamadas trufas americanas). Entretanto todas elas  seguem o mesmo tipo de processo, independentemente do recheio ou sabor que apresentam elas são como o nosso brigadeiro, ou cajuzinho. Uma massa só, que, claro, pode apresentar um ou outro recheio específico ao centro.

Uma receita básica de trufa de chocolate então é:

Ingredientes:

  • 200g de chocolate (ao leite, branco ou amargo, etc.);
  • 100g de creme de leite;
  • 3 gotas de essência de baunilha;
  • 1 xícará de cacau em pó;
  • 1 xícara de chocolate para banhar (já feita a temperagem);

Preparo:

Derreta o chocolate em questão, coloque a essência e o creme de leite e incorpore bem. Leve a geladeira para endurecer. Modele as trufas de acordo com a forma que desejar, banhe no chocolate. Deixe secar naturalmente. Passe no cacau em pó e sirva. Bom appetit.chocolate_trufas

Fotos por Stock.Xchng

PS: As fotos antigas foram retirado deste artigo a pedido de seu proprietário.

Com dificuldades nas palavras usadas neste post? Visite nossa página Glossário ou envie-nos uma pergunta a respeito.

9 respostas para “Trufas de Chocolate…”

  1. Bruna disse:

    Nuss estava atraz da receita dessa trufa faz um tempo…nem acredito que encontrei..muito Obrigada!!!!

  2. Olá Elizane,

    Obrigado pela visita e fico feliz em saber que você está tendo sucesso com seus projetos. Me envie um email atraves do site com os detalhes que vc procura e assim que possivel lhe enviarei uma resposta. Abraços.

  3. Olá Ana Lucia,

    Me mande um email atraves do site ou para contato@diariodochef.com.br e me passe detalhes do que você está procurando. Um grande abraço

  4. Ana Lucia Barbosa Fernandes disse:

    Estou desempregada e gostaria de receber receitas de trufas e recheios, obrigada.

  5. elizane malaquias s. mendes disse:

    Adoreeeeiiii, essa receita de trufas, gostaria de saber mais sobre bombons, recheios. comecei a vender bombons na escola, graças a Deus esta dando muito certo. gostaria de variar nos sabores. Adoro trabalhar com culinaria.Amo de paixao trabalhar com culinaria.

  6. ola !!
    GOSTARIA DE SABER MAIS SOBRE TRUFAS E BOMBOMS RECHEIOS.

    MUITO OBRIGADA BEIJOS

    FELIZ 2012 TUDO DE BOMMMM

  7. Ieda muller disse:

    adorei esta materia sobre as trufas estou aprendendo a faze las e a historia e linda, por favor me mande algumas receitas pelo meu e mail obrigado.

  8. Caio disse:

    Estou utilizando uma das fotos disponibilizadas aqui em meu blog, caso haja algum problema por favor entrar em contato comigo por e-mail, e lhe convido a visitar e ler os meus posts totalmente voltados a confeitaria.

  9. gostaria de saber mais sobre recheios de trufas e bombons de chocolate.tudo que é de receitas e novidades eu me interesso.parabéns