Creme de Confeiteiro

By Rodolpho Leonardo  15 abr, 2012   Postado em Cozinha Internacional, Molhos, slide, Sobremesas

O creme de confeiteiro também chamado de crème pâtissière ou somente de creme é uma preparação clássica da cozinha mundial, especialmente francesa, mas sua utilização e tão difundida que se mistura com outras culinárias tradicionais, como a portuguesa, espanhola, italiana e etc. Sua preparação é resultante da combinação de leite ou creme, gema de ovo e amido de milho. Outras versões menos espessas como o creme anglaise não possui a adição de amido como espessante.

Desde tempos remotos, a gema de ovo é utilizada como elemento espessante em molhos e bases de cozinha. Liaison (lê-se liezon), mistura de gemas e creme ou leite é um clássico da culinária francesa usada para espessar molhos. Na preparação do creme de confeiteiro ele é a base da receita.

Os ingredientes necessários para a preparação desta receita é o leite, gema de ovo, extrato de baunilha ou outro, açúcar e amido de milho. Podem-se aromatizar com outros ingredientes, como chocolate, cítricos, licores enfim este é um creme básico que pode ter qualquer sabor. Se preferir pode se usar favas de baunilhas ao invés dos extratos.

Ingredientes:

  • 1l de leite
  • 6 gemas
  • 200g de açúcar refinado
  • 10ml de extrato de baunilha ou 1 fava
  • 25g de amido de milho (maisena)
  • 50g de manteiga

Modo de preparo:

Em uma panela, coloque o leite, metade do açúcar e o extrato para ferver. Coloque as gemas em uma tigela com a outra metade do açúcar e comece a bater até as gemas mudarem de cor para um amarelo bem claro. Quando o leite ferver, retire do fogo e faça a temperagem das gemas, acrescentando aos poucos o leite quente nas gemas batidas. Lembre-se que neste processo, o leite deve ser colocado aos poucos e o batimento deve ser constante para evitar que as gemas cozinhem depressa e formem grumos. Pode-se utilizar uma batedeira no processo. Assim que todo o leite estiver incorporado com as gemas, retorne para a panela e em fogo baixo mexa sempre até começar a levantar fervura. Faça um Slurry (mistura com 2 colheres de água e o amido) e acrescente na mistura. O liquido deve engrossar e cozinhar por mais alguns segundos. Retire do fogo a jogue a manteiga gelada em cima do creme quente para dar brilho. Mexa até derreter totalmente a manteiga. Esfrie e utilize para rechear tortas, bolos e doces. Bom Apetite.

 

Foto por Marlom Silva

 

Com dificuldades nas palavras usadas neste post? Visite nossa página Glossário ou envie-nos uma pergunta a respeito.

Os comentários estão desativados.