Salada de Alcachofras e Rúcula

By Rodolpho Leonardo  20 fev, 2009   Postado em Receitas, Saladas

AlcachofraEsta é uma salada fácil e super saborosa de se preparar. Sua simplicidade contrasta com o seu sabor sofisticado que é realçado pela companhia de de um chadornnay seco como o australiano Hardys Stamp Chardonnay Semillon ou o espumante nacional Chandon Réserve Brut. Então, para começar a preparar esta salada você vai precisar dos seguintes utensílios:

1 Faca chef, 1 tábua de corte, 2 bowl (inox, refratário, plastico), 1 fouet (batedor), Colher de medidas, pegador de saladas.

Agora aos ingredientes:

  • 1 vidro (250g) de corações de alcachofra em conserva;
  • 10 tomates cerejas (aquele pequenininho);
  • 60g de azeitona preta sem caroço;
  • ½ copo de iogurte natural;
  • 2 limões siciliano (1 zeste de 1 limão);
  • 200g de rúcula baby (pode substituir por rúcula normal);
  • 100ml de azeite extra virgem;
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto;
  • 10g açucar refinado.

Preparo:

Faça um molho com o iogurte, metade do açucar as zestes (raspas da casca) do limão siciliano. Misture com o fouet e tempere com sal e pimenta a gosto. Reserve

Faça um molho vinagrete (vinaigrette) com o azeite extra virgem, o suco dos limões, sal e pimenta, batendo bem com o fouet até emulsionar legal. Reserve

Corte as alachofras na metade  ou em quartos (se for muito grandes). Corte os tomates e as azeitonas ao meio. Em um bowl, misture os ingredientes cortados com o molho de iogurte e tempere a gosto com o sal e a pimenta. Coloque os em um prato para servir.

Em outro bowl, coloque as rúculas limpas e misture com o vinaigrette simples e adicione o o sal, a pimenta e o açucar a gosto, até equilibrar bem o sabor. Misture bem e com o auxilio de um pegador disponha as folhas por cima das alcachofras.

Salada de alcachofra e rúcula

Esta receita rende aproximadamente 4 grandes porções.

 

Com dificuldades nas palavras usadas neste post? Visite nossa página Glossário ou envie-nos uma pergunta a respeito.

4 respostas para “Salada de Alcachofras e Rúcula”

  1. Obrigado Sandra pela visita e pela dica. E obrigado pela informação de onde encontrar a alcachofra em conserva. Grato.

  2. Sandra Canada disse:

    Essa salada parece deliciosa. Vou fazer. Só uma dica para o Chef, já que a receita está publicada em português: bowl escreve-se “tigela” ou “vasilha” em portugues. Acho que ficaria mais simpático para os leitores, escrever todos os itens em portugues. Moro em New Jersey, USA e aqui acho fácil a Alcachofra em lata e já cortada. Pode ser que esta marca seja encontrada em alguns Emporiuns em Sao Paulo. Tente: Fanci Food – Quartered Artichoke Hearts. É importada do Peru.

  3. Bom Anna, achar alcachofra em conserva é relativamente fácil em cidades de grande porte. O grupo pão de açucar eu sei que comercializa, entretanto as redes menores eu não tenho certeza não. A outra opção pode ser usando a alcachofra fresca mesmo, depois de cozida, limpe-a e corte na maneira que desejar. Daqui a alguns dias irei postar um artigo de como limpar a alcachofra. Bon appetit!

  4. Anna Sophia disse:

    Hmm,essa salada eu quero fazer! Mas é facil achar essa alcachofra em conserva?

    beijos

    Anna

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline