Massa de esfiha aberta

By Rodolpho Leonardo  12 jan, 2012   Postado em Acompanhamentos, Cozinha Internacional, Cozinha Nacional, Ingredientes, Receitas, slide

Apaixonado por comida árabe, um dos meus pratos de comida rápida favoritos é a esfiha aberta. Ela é ideal para matar aquela fome e reutilizar sobras de carnes, vegetais e queijos que estão na geladeira. De origem Síria-libanesa, a esfiha é muito comum em países do oriente médio e alguns países árabes.

Sua base é uma massa levedada de farinha de trigo com recheios diversos, carnes, queijos, verduras e misturas diversas. Pode ser chamada de “esfirra” ou “esfiha”, sem prejuízo nenhum para a linguagem e para o sabor. Existem também umas 30 receitas diferentes de massa para adequar a cada tipo de gosto diferente, porém a receita a seguir é de esfiha aberta, que pode ser fechada, mas apreciada aberta acho melhor. Ai vai a receita:

Ingredientes:

  • 1 kg de farinha de trigo
  • 30g de fermento biológico
  • 125g de açúcar refinado
  • 125ml de óleo de soja
  • 700ml de água morna
  • 13g de sal refinado
  • 200g de fubá

Modo de preparo:

Em uma tigela, junte ¼ da farinha de trigo, o açúcar, o fermento biológico e metade da água morna, dissolva bem o fermento e misture bem. Deixe levedar por cerca de meia hora coberto com filme plástico. Peneire o restante da farinha, o açúcar e o sal. Junte a mistura peneirada com o fermento, acrescentando o restante da água aos poucos. Junte o óleo aos poucos e sove bem, até obter uma massa lisa e homogênea. Coloque de volta na vasilha e cubra com filme plástico e deixe descançar até dobrar de tamanho. Porcione de acordo com o tamanho da esfiha que queira fazer, cerca de 35g de massa para cada porção individual. Abra a massa sobre uma mesa “enfarinhada” com fubá. Recheie com o sabor de sua preferencia, asse em forno a 190 graus por cerca de 8 minutos. Sirva. Bom apetite!

Foto por Daisybush

 

Com dificuldades nas palavras usadas neste post? Visite nossa página Glossário ou envie-nos uma pergunta a respeito.

Os comentários estão desativados.