Azeite aromatizado de Ervas finas

By Rodolpho Leonardo  19 set, 2011   Postado em Acompanhamentos, Ingredientes, Molhos, Receitas, Temperos

Iguarias a parte, os azeites aromatizados e coloridos fazem parte do universo da alta gastronomia, seja como componente de decoração em pratos salgados como ingredientes em pratos doces também.  Com um longo prazo de validade os azeites aromatizados servem para perfumar e dar aroma aos pratos com ingredientes que podem ou não fazer parte da receita em questão. Um exemplo clássico é o azeite trufado, usado para dar aroma nos pratos em que compõe.

Abaixo está uma receita de azeite aromatizado com ervas finas usado principalmente para dar aroma e sabor a massas, carnes e purês na finalização, pois vale lembrar que usaremos azeite extra virgem. As ervas finas são uma mistura fresca de ervas aromáticas geralmente em proporção de 2:1:1:2 se usado todos os ingredientes ou 2:1:2 se usado os três mais comuns. Os aromáticos que fazem parte desta mistura são: Salsinha, estragão (não apresentada na versão mais comum), cerofólio, ciboulette ou cebolinha francesa (aquela bem fininha).

Ingredientes:

  • 500ml de azeite extra virgem
  • 40g de ervas finas (salsinha, estragão, cerofólio, cebolinha francesa – ciboulette) para processo 1
  • 100g de ervas finas – para o processo 2

Modo de preparo:

Processo 1 – Pique as ervas finas, misture ao azeite e em uma panela aqueça o azeite à 60o C. por 5 minutos. Com a ajuda de uma gaze e um funil, filtre o azeite para dentro do vidro. Feche e deixe esfriar naturalmente.

Processo 2 – Coloque as ervas finas e o azeite em um liquidificador bem seco, ou processador manual e processe bem. Aqueça este azeite à 60o C. por 2 minutos. Deixe esfriar naturalmente. Neste processo, o azeite servido irá ficar com pedacinhos, ao estilo pesto, de ervas finas, portanto antes de usar deve-se sacudir bem o vidro de azeite.

 

Com dificuldades nas palavras usadas neste post? Visite nossa página Glossário ou envie-nos uma pergunta a respeito.

2 respostas para “Azeite aromatizado de Ervas finas”

  1. Olá Jacqueline,
    Não você escolhe somente um dos processos. Em um dos processos, você irá obter um azeite aromatizado de coloração verde porém sem nenhum pedaço ou resto de ervas, visto que foi coado. No outro processo você obtem um azeite com restos de ervas, como em um pesto, porém muito mais diluído.

    Abraços.

  2. Jacqueline disse:

    Não entendi muito bem a receita. É para juntar o resultado do processo 1 e processo 2?