Costela Assada – corte Francês.

By Rodolpho Leonardo  04 fev, 2011   Postado em Cozinha Internacional, Prato Principal, Receitas

Final de semana chegando e, talvez, reunião familiar para aproveitar o sol do verão brasileiro. Poderia fazer um churrasco para alegrar a todos, inclusive eu, mas vou preferir fazer uma costela assada. Não é bem qualquer costela, tem que ir ao açougue e pedir uma costela corte francês (bisteca ou chuleta) com osso sobressalente de pelo menos 10 cm e corte grosso de pelo menos três dedos de grossura (aprox. 6 cm). Esta é uma receita bem simples que pode ser feita até mesmo num jantar, pois seu preparo consiste praticamente em deixar assar. Para acompanhar, uma salada de folhas com molho caesar e purê de batatas ou simplesmente fazer um roast com batatas.

A costela no corte francês, vulgo bisteca ou chuleta, é um corte especial de lombo, feito através de secções transversais do músculo com osso sem o filé mignon conhecido também como Cotê (lê-se côte) ou Cotê de Boeuf. Ela é ótima para se preparar em assados, ensopados e grelhados do tipo churrascos que requerem longo tempo de cozimento. Devido ao alto teor de gordura marmorizada em sua carne, ela é muito saborosa e macia.

Nesta receita simples você irá precisar de uma tábua de corte, faca chef, assadeira com borda alta ou caçarola oval, rolo de papel alumínio, frigideira (sautoise) grande que caiba a carne (ou a própria assadeira), moedor de pimenta, barbante e os seguintes ingredientes:

Ingredientes para uma peça de costela (cerca de 800g):

  • 1 kg de cebola;
  • 1 cabeça de alho;
  • 1 bouquet de ervas (alecrim, tomilho, estragão);
  • Pimenta-do-reino em grãos;
  • Sal grosso;
  • 1 colher de sobremesa de Pimenta calabresa (opcional)
  • 50 ml de óleo de soja.

Preparo:

Pegue a peça de carne e cortando junto ao osso, retire a parte superior dos ossos da bisteca (parte da coluna ou espinha dorsal) e deixe somente a ripa de osso da costela junto à peça de carne (pode-se pedir para o açougueiro fazer isso também). Limpe o osso que esta junto à carne com o barbante, amarrando uma extremidade do fio em algum lugar fixo e enrolando uma vez e puxando a outra extremidade pelo osso (aprox. 30 cm de fio é o suficiente). Tempere com o sal grosso, a pimenta-do-reino e, opcionalmente, a pimenta calabresa e reserve. Corte a cabeça de alho ao meio. Separe uma ou duas cebolas e corte-as ao meio. O restante das cebolas, corte como quiser, aproveite para treinar cortes, como o julienne (tirinhas finas). Unte a carne e em uma frigideira super quente ou na assadeira (caçarola) sele a carne, deixando criar um browning por toda a superfície. Acrescente as cebolas cortadas pela metade, com a parte cortada para baixo até que elas caramelizarem. Reserve a carne e as cebolas. Coloque o restante da cebola cortada dentro da caçarola ou assadeira que você estiver usando, coloque a carne por cima. Adicione as cebolas pela metade, o alho e coloque o bouquet de ervas em cima da carne. Cubra tudo com o papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido à 160o C. por umas 3 horas. Retire do forno e sirva acompanhado de purê de batatas ou se você preferir batatas assadas asse-as juntamente com a carne, colocando-as na assadeira após 2 horas de cozimento. Bon appetit!

 

Com dificuldades nas palavras usadas neste post? Visite nossa página Glossário ou envie-nos uma pergunta a respeito.

2 respostas para “Costela Assada – corte Francês.”

  1. Obrigado André pela visita. vale a pena investir um pouco mais e ter mais qualidades em carnes e nos cortes mesmo. Valeu pela correção, post atualizado. Abraços

  2. André Bernardes disse:

    Bem interessante a receita, sempre tive interesse nos cortes de carne pouco comuns para nós brasileiros. Vou conversar com meu açougueiro pra ver se ele me consegue um bom corte francês.

    Apenas uma correçãozinha: bom apetite em francês é Bon Appetit. Se a intenção era italiano, seria Buon Appetito 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline