Cebola recheada com bacon e espinafre.

By Rodolpho Leonardo  06 dez, 2010   Postado em Acompanhamentos, Cozinha Internacional, Cozinha Nacional, Prato Principal, Receitas

Geralmente utilizamos a cebola somente como ingrediente na preparação de nossas receitas, picada, sautée, com carne, na preparação de caldos, fundos e molhos. Porém ela é muito mais versátil que isso. A cebola, rica em fibras, vitamina B9 e C, podem ser também consideradas como ingrediente principal em algumas preparações como a sopa de cebola francesa, creme de cebola e esta receita especial de cebola recheada a seguir. O grande truque desta preparação está no descascar da cebola. Sua casca deve ser retirada somente aquelas películas finas secas externas. A pequena quantidade de raiz deve ser aparada de leve, deixando a cebola intacta. Bom, vamos por a mão na massa.

Nessa receita você vai usar: tábua de corte, faca de serra para pão, faca chef, 2 assadeiras médias, 1 panela grande, pegador de alimentos, tigela grande, colher de sobremesa, uma frigideira grande.

Cebola recheada com bacon e espinafre

Ingredientes:

  • 10 cebolas médias (vermelhas e amarelas ou cebola comum);
  • 300g de bacon picado;
  • 3 caules de salsão picados em brunnoise (lê-se brunoahz – cubos bem pequenos) ou fatiados bem finos;
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto;
  • 3 dentes de alhos picados
  • 2 maços de espinafre;
  • 10 pães franceses amanhecidos;
  • 2 copos de castanha de caju picadas;
  • 100g de manteiga sem sal;
  • 1 copo de caldo de frango.

Preparo:

Corte os pães em cubos de aproximadamente ½ cm. Coloque em uma das assadeiras e leve ao forno à 240oC. por 5 minutos ou até tostas levemente, reserve. Coloque água para ferver em uma panela grande e assim que começar a borbulhar coloque as cebolas já descascadas (não se preocupe com aquelas pontinhas que ficam na cebola ao se remover somente a pele seca) e cozinhe por aproximadamente 10 minutos ou até ela começar a ficar um pouco translucida e macia ao toque. Retire e esfrie. Limpe o espinafre e separe somente as folhas. Enquanto isso aqueça uma frigideira e coloque metade da manteiga para derreter. Acrescente o alho picado e o salsão. Quando o alho começar a dourar, acrescente as folhas de espinafre. Refogue até murchar completamente. Retire do fogo e deixe esfriar. Na mesma panela, coloque o bacon picado e em fogo baixo, deixe-o fritar.

Neste momento, pegue as cebolas e corte perpendicularmente (como se em rodelas) mais ou menos um dedo e meio do topo. Conte umas duas ou três camadas da cebola de fora pra dentro e com a ajuda de uma colher, retire a parte central. Pique o miolo da cebola e acrescente ao bacon na panela. Quando o bacon estiver pronto, coloque-o em uma tigela acrescentando o pão tostado e o caju picado. Pique a esmo a preparação com o espinafre e junte tudo na tigela, mexendo bem. Acrescente o caldo de frango nesta mistura para amolecer o pão. Coloque esta mistura dentro das cebolas. Unte uma assadeira com a manteiga restante e disponha espaçadamente as cebolas recheadas. Peque a “tampa da cebola” e coloque por cima. Asse em forno à 180oC. por aproximadamente 20 minutos. Coloque no prato e sirva acompanhado de um vinho Riesling. Bom apetite.

Este preparação também serve como acompanhamento de carnes ou como opção vegetariana substituindo o bacon e o caldo de frango por pignoles ou tomate e caldo de legumes respectivamente.

Foto:  www.smittenkitchens.com

 

Com dificuldades nas palavras usadas neste post? Visite nossa página Glossário ou envie-nos uma pergunta a respeito.

Os comentários estão desativados.