Tagliatelle salteado na manteiga com alho e sálvia

By Rodolpho Leonardo  19 jan, 2012   Postado em Cozinha Internacional, Cozinha Nacional, Prato Principal, Receitas, slide

A massa e uma receita oriunda da China, porém internacionalmente conhecida como um prato italiano. Existem inúmeros tipos e formatos de massa fresca, seca, de farinha de trigo, de farinha de arroz, de trigo sarraceno, massa com ovos, sem ovos, trigo grano duro, enfim, variados tipos.  Gosto muito de massa, especialmente quando estou em casa ou quando estou recebendo amigos. Entretanto um tipo bem comum e que gosto mundo é o tagliatelle.

Tagliatelle é derivado da palavra italiana Tagliare, que significa cortar. É uma massa semelhante ao fettuccine, porém um pouco mais estreita de longas faixas ou fios. É uma excelente massa para acompanhar molhos cremosos ou com pedaços e afins, mas é na simplicidade da manteiga, alho e sálvia que passarei esta receita que fiz para meu amigo Conrado e sua esposa.

Receita simples e muito fácil de fazer e de preparo rápido. Abaixo a receita:

Ingredientes:

  • 180g de tagliatelle fresco ou seco
  • 2L d água
  • 50g de sal grosso
  • 100g Manteiga sem sal
  • 2 dentes de alho (ou mais se preferir)
  • 10 folhas de sálvia fresca
  • 30g de queijos parmesão ralado
  • Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:

Em uma panela funda, coloque a água e o sal grosso para ferver. Enquanto isso descasque e pique o alho e as folhas de sálvia. Assim que a água estiver fervendo, coloque a massa para cozinhar. Se for massa fresca, cozinhe por uns 3 minutos, se for massa seca, cozinhe por uns 8 minutos. Esquente uma frigideira e quando bem quente coloque a manteiga para derreter e adicione o alho para dar um pouco de sabor, Acrescente metade do queijo e mexa, despeje a massa recém-escorrida na frigideira e acrescente a sálvia picada. Mexa e salteie um pouco a massa e misture bem com o molho. Acerte o sal e pimenta a gosto. Com o auxilio de um garfo longo tipo trincheiro (garfo de 2 dentes) ou um pegador de carne e uma concha funda enrole a massa e disponha sobre o prato. Com uma colher despeje o restante do molho sobre a massa. Coloque o restante do queijo por cima. Decore com salsinha ou cebolinha se quiser. Aromático e delicioso. Bom apetite.

 

Foto por Conrado Navarro

 

Com dificuldades nas palavras usadas neste post? Visite nossa página Glossário ou envie-nos uma pergunta a respeito.

Uma resposta para “Tagliatelle salteado na manteiga com alho e sálvia”

  1. critiano pinheiro. disse:

    oooooooooootimo eu fiz , e adorei!!!!!!