Trabalho em equipe

By Rodolpho Leonardo  24 out, 2011   Postado em Administração, Opinião

“Por trás de um grande homem há sempre uma grande mulher.” Parece até mesmo cliché dizer isto, mas, por trás de um grande Chef há sempre uma grande equipe.

É importante lembrar que por mais hábil e capacitado seja um chef de cozinha ele nunca será capaz de realizar grandes atos se ele não possuir uma equipe talentosa e hábil. Um grande chef pode sim montar e treinar uma grande equipe, mas sem ela ele é nada mais que somente uma pessoa.

O trabalho em equipe seja ele qual for é muito importante. Especialmente na cozinha, onde para apresentar e servir uma simples lasanha há uma enorme e trabalhosa lista de preparações: Preparar a massa, o ragu, os molhos, depois montar a lasanha, assar, desenformar, cortar e servir. E para que ela chegue até o cliente ainda é preciso passar pelas hábeis mãos dos garçons, commis, lavadores e assim sucessivamente. Todos estão diretamente envolvidos na simples confecção de uma lasanha.

Alguém se lembra do Jantar do século que ocorreu no Hyatt em São Paulo? Pois então, ele não aconteceria se por trás de toda a sabedoria e a genialidade dos chefs renomados não existisse uma série de outros talentosos chefs e cozinheiros “sem nomes” para realizar o evento. Muitos esquecem que trabalhando em equipe se consegue ir mais longe mais rápido. Numa cozinha profissional é assim que se deve ser.

O trabalho em equipe em uma cozinha profissional significa divisão de tarefas comuns, para evitar perder tempo e o foco nas preparações assim como a divisão das tarefas. Ter 2 ou 3 pessoas de diferentes setores da cozinha fazendo o mesmo corte no mesmo alimento é perda de tempo. Então é muito mais fácil rápido, e produtivo, se um membro da equipe que tiver picando salsinha, picar para todos que precisam e se o corte for o mesmo em cebola, por exemplo, porque não um cortar a cebola enquanto o outro adiante a cenoura?

São pequenos detalhes, de um ajudando o outro e todos se ajudando ao mesmo tempo, que leva equipes a brilhar e a serem reconhecidas e respeitadas. Por isso grandes cozinheiros fazem questão de ter equipes boas, que trabalham em conjunto. Todos os chefs famosos com quem tive oportunidade de trabalhar tinham o mesmo pensamento. “Trabalhar em equipe!” Esse é o lema nas cozinhas que eles comandam. Um sempre ajuda o outro. E por isso mesmo são todos muito bem sucedidos.

Trabalhar em equipe e conscientizar todos de um mesmo time a pensar e trabalhar pelo objetivo comum, que é sempre preparar uma grande e prazerosa refeição aos nossos clientes. É sempre um ajudar o outro quando o outro precisar e não ficar na expectativa e ver o outro se dar mal. Em uma equipe, quando um se ferra, todos se dão mal. Se um prado saiu errado, pro cliente o erro é da cozinha em geral. Pense nisso.

 

Foto por ralphbijker

 

Com dificuldades nas palavras usadas neste post? Visite nossa página Glossário ou envie-nos uma pergunta a respeito.

Uma resposta para “Trabalho em equipe”

  1. Felipe Victoria disse:

    Rodolpho,
    Muito interessante o assunto abordado. Pra nós que somos apreciadores, porém nunca vivenciamos o dia-a-dia de uma cozinha profissional, é super bacana saber um pouco mais sobre o que está por trás de um bom prato chegando a tempo na sua mesa! Eu em particular tenho muito interesse em saber mais aprofundadamente, como funciona uma cozinha profissional de um restaurante de alta gastronomia. Quais são os postos mais comuns em todas elas, as etapas de uma preparação, hierarquia, o que é preparado antes do restaurante abrir e o que é feito após o pedido do cliente chegar do salão, etc.