Massa, pasta ou macarrão?

By Rodolpho Leonardo  12 set, 2011   Postado em História, Ingredientes

Ah! La Pasta!  É um termo genérico derivado do latim pasta que significa massa. Geralmente a massa é uma mistura de farinha ou Sêmola (de trigo ou cereal) com água (meio líquido) e sal, para pratos salgados ou açúcar, no caso de pratos doces acrescidos ou não de leveduras e fermentos. Entretanto iremos falar de uma preparação de massa comumente conhecida no Brasil como macarrão, mas também chamada de massa (especialmente em cardápios de restaurantes) ou pasta, comum nos cardápios de restaurantes italiano.

Existe dois tipos de massas, o fresco e o seco. A massa fresca é originária de uma mistura não levedada composta por farinha, água e sal podendo ou não levar ovos e outros extratos, porém comumente e encontrada com a adição de ovos, para dar liga a massa. A massa seca é uma variação da massa fresca, contendo ou não ovos e extratos, levada para secar em ambiente arejado (pois neste caso é o ar em movimento que retira a umidade da massa, deixando-a seca) e após pré-cozida em alguns casos. O macarrão, palavra derivado do Italiano “Maccheroni”, é uma pasta (massa) sem ovos e seca, de formato variado, sendo comumente as de formato em tudo, com cerca de 6 cm de tamanho. Entretanto também pode ser usado na generalização de massas secas em geral (pastasciutta).

Definidos o que é o que, vemos que tudo é praticamente a mesma coisa, uma massa. Entretanto a diferença entre elas é se são secas, frescas e com ou sem ovos. Assim se você é descendente ou esteja se referindo a massa em Italiano, chame-a de Pasta. Se quiser traduzir, chame-a de massa, mas, se e somente se, estiver referindo a massa seca sem ovos (independente do formato específico) pode a chamar de macarrão. O importante neste caso é não querer complicar o que é simples, nunca misture as nomenclaturas. Se você tem um restaurante ou irá preparar algo para amigos, escolha um idioma (português ou italiano) e se divirta. Cozinhe em água com sal e buon appetito!

 

Foto por dabobabo

 

Com dificuldades nas palavras usadas neste post? Visite nossa página Glossário ou envie-nos uma pergunta a respeito.

Os comentários estão desativados.