Páscoa…

By Rodolpho Leonardo  14 abr, 2009   Postado em História

Ovos de Páscoa“De olhos vermelhos. De pelo branquinho. Orelhas bem grandes. Eu sou coelhinho. Sou muito assustado, porém sou guloso. Por uma cenoura, já fico manhoso. Eu pulo pra frente, eu salto pra trás. Dou mil cambalhotas, sou forte demais. Comi a cenoura, com casca e tudo. Tão grande ela era. Fiquei barrigudo”.

Coelho de Olhos Vermelhos – Popular

Está é uma canção que nunca saiu da minha cabeça, especialmente em época de páscoa. Lembro até mesmo da propaganda da Garoto que faz uma parodia desta mesma musica usando seus chocolates (se não for Garoto é um absurdo). Bom mas de onde vem a tradição de se presentear chocolates na páscoa? E os ovos?

Em diversos países o evento páscoa simboliza a ressurreição de Jesus Cristo. Em outros representa a comemoração da entrada da primavera e o período de fertilidade. Em alguns países se presenteiam com Ovos de chocolate, e em outros com ovos de verdade. E foi em uma discussão em uma roda de amigos que fiquei curioso para  saber mais sobre as histórias da páscoa. Então fui atrás…

A tradição de presentear ovos de verdade vem da tradição pagã em celebração à Eostre ou Ostera, deusa da fertilidade e do renascimento e da primavera, da mitologia anglo-saxã. Esta deusa é simbolizada por uma figura feminina que segurava um ovo e observava um coelho pulando alegremente ao redor de seus pés. Entretanto sta tradição parece ser mais antiga ainda. Na antiguidade, os chineses e os povos do mediterrâneo também tinham hábitos de trocar ovos uns com os outros para comemorar a estação do ano. Mas estes ovos não eram para serem comidos e sim para representar o início da nova vida (primavera).

Os cristãos aproveitaram então desta data de passagem, ou renascimento para comemorar então o renascimento, ou ressurreição de Cristo e durante o Concílio de Nicéia, realizado em 325, é que estabeleceu o culto à data de páscoa. Na época, pintavam os ovos de galinhas ou gansa com imagens de figuras religiosas. Na Inglaterra do século X, os ovos ficaram sofisticados e o rei Eduardo I (900-924) presenteava a realeza e seus súditos com ovos banhados em ouro ou decorados com pedras preciosas.

Foram necessários mais 800 anos para que no século XVIII os confeiteiros franceses baseados na mesma sofisticação dos ingleses criassem o ovo de chocolate, chocolate que até então era uma rara iguaria descoberta na América, trazia por exploradores e mercantes que a adquiriram dos Aztecas e Maias, que  o consideravam bebida dos deuses.

No Brasil é comum presentear com ovos de páscoa de chocolate, entretanto nos EUA, isso raramente acontece, eles fazem geralmente a caça aos ovos de verdade pintados que estão escondidos. Mas aqui nós damos os nossos pulos.

Com dificuldades nas palavras usadas neste post? Visite nossa página Glossário ou envie-nos uma pergunta a respeito.

2 respostas para “Páscoa…”

  1. mikauris disse:

    oie passei so pra deixar um oi saudades de vc.

    bjss

  2. mikauris disse:

    ro cade vc por que não veio pra aguas tmb?

    ta muito bom não vou deixar ninguem voltar estamos esperando vc aqui rsrsrsr.

    bjssssss