Azeite aromatizado de Sálvia

By Rodolpho Leonardo  27 nov, 2011   Postado em Ingredientes, Molhos, Receitas

Iguarias a parte, os azeites aromatizados e coloridos fazem parte do universo da alta gastronomia, seja como componente de decoração em pratos salgados como ingredientes em pratos doces também.  Com um longo prazo de validade os azeites aromatizados servem para perfumar e dar aroma aos pratos com ingredientes que podem ou não fazer parte da receita em questão. Um exemplo clássico é o azeite trufado, usado para dar aroma nos pratos em que compõe.

Abaixo está uma receita de azeite aromatizado com sálvia, usado principalmente para dar aroma e sabor a massas, carnes e purês na finalização, pois vale lembrar que usaremos azeite extra virgem. Necessário uma garrafa de vidro com tampa de rolha.

Ingredientes:

  • 500ml de azeite extra virgem
  • 20g de sálvia fresca

Modo de preparo:

Processo 1 – Corte as folhas de sálvia em chiffonade (corte julienne em folhas), misture no azeite e coloque no recipiente de vidro, depois de fechar, aqueça o vidro com o azeite em banho Maria em simmer (sem ferver à 60o C.) por uns 10 minutos. Deixe esfriar naturalmente.

Processo 2 – Coloque as folhas de sálvia com ¼ do azeite e processe em um liquidificador bem seco ou com um processador manual. Misture o azeite batido com o restante. Aqueça o azeite em uma panela à 60o C. Com a ajuda de uma gaze e um funil, filtre o azeite para dentro do vidro. Feche e deixe esfriar naturalmente. Para decoração pode-se colocar uma ou duas folhas de sálvia dentro do vidro.

P.S: pode-se utilizar sálvia desidratada para este processo, porém utilize somente 15g do produto seco.

 

Com dificuldades nas palavras usadas neste post? Visite nossa página Glossário ou envie-nos uma pergunta a respeito.

3 respostas para “Azeite aromatizado de Sálvia”

  1. Olá Laercio,

    O processo é semelhante sim, porém com quantidades diferentes e tempo muito maior. Geralmente é utilizado trufas frescas e cerga de 1 grama de trufa pode aromatizar uma garrafa de 500ml de azeite. No caso de trufas em conserva, se este for o caso, você deve utilizar um pouco mais de trufas para aromatizar o azeite. Cerca de meia trufa para cada litro de azeite. Mas um dos fatores mais importantes na aromatizção de azeites com trufa é o tempo. No Mínimo uns 30 dias até que o sabor distribua por completo e o azeite deve ser aquecido no maximo a 50 graus. Pedaços de trufas devem estar dentro da garrafa ou vasilha.

  2. laercio melotti disse:

    O azeite trufado é feito da mesma maneira que o azeite com salvia?
    Comprei um vidro de trufa negra de verão no mercadão, na banca Ramon, vi que tem pouca validade após aberto e pensei em fazer azeite trufado para presentear os amigos. Não encontro o modo de prepero do azeite trufado.

    Obrigado!

  3. huldaTorres Rosa Capobiancoianco disse:

    Amei a receita do azeito com sálvia. Não sabia o que fazer com tanta sálvia, agora já consegui preparar 3 garrafinhas de azeite. Vou deixar esfriar pra usar. Um grande abraço. Obrigada.