Gastronomia é muito mais do que você imagina

By Rodolpho Leonardo  11 fev, 2009   Postado em História

Gastronomia é muito mais do que você imaginaTrocando miúdos, a palavra “Gastronomia” é muito mais que simplesmente culinária. Existe um pensamento errôneo que ao pensar-se em gastronomia pensamos somente na comida. Classicamente, Gastronomia significa estudo das leis do estômago, que traduzindo para a terminologia atual é o estudo dos meios pelos quais os alimentos se transformam, englobando a arte e a cultura. Não é simplesmente cozinhar. Ao fazer gastronomia nós estamos modificando e enriquecendo o alimento com arte, cultura e ciência, a exemplo da comida asiática – que ao seu cardápio associa toda uma história cultural, com harmonia e arte em seus pratos.

Ao analisarmos toda a história mundial, percebemos que a gastronomia ou a alimentação, sempre esteve por trás dos grandes acontecimentos. As guerras, o descobrimento e a evolução são alguns dos exemplos das áreas afetadas pela gastronomia. Devemos o nosso descobrimento ao uso da gastronomia, uma vez que os portugueses saíram em busca das “especiarias” e descobriram o Brasil. Na Antigüidade as guerras eram geradas pela falta de alimentos de um determinado povo que combatia outros povos para adquirir comida e terras para plantio.

A própria solidificação do homem deve-se à alimentação, pois somente depois da descoberta da criação de animais em cativeiro e o plantio de alimentos é que podemos traçar nossa história – e foi quando começamos a estabelecer cultura e sociedade. Enfim, gastronomia é muito mais que imaginávamos, porém não podemos negar o fato de que gastronomia também está diretamente ligado com a produção de comida e especialmente as preparadas sofisticadamente. Para tal iremos nos deliciar com algumas receitas que iremos trazer neste site, mas nunca esquecendo-se da cultura, da arte e da ciência que englobam o tema e provavelmente relacionando-a com a enologia.

Seja bem-vindo e aproveite ao máximo nossos textos. Descubra que cozinhar e gostar de gastronomia podem transformar sua vida!

 

Com dificuldades nas palavras usadas neste post? Visite nossa página Glossário ou envie-nos uma pergunta a respeito.

Os comentários estão desativados.