Azeite aromatizado de Alecrim

By Rodolpho Leonardo  04 ago, 2011   Postado em Acompanhamentos, Ingredientes, Receitas

Iguarias a parte, os azeites aromatizados e coloridos fazem parte do universo da alta gastronomia, seja como componente de decoração em pratos salgados como ingredientes em pratos doces também.  Com um longo prazo de validade os azeites aromatizados servem para perfumar e dar aroma aos pratos com ingredientes que podem ou não fazer parte da receita em questão. Um exemplo clássico é o azeite trufado, usado para dar aroma nos pratos em que compõe.

Abaixo está uma receita de azeite aromatizado com alecrim, usado principalmente para dar aroma e sabor a massas, carnes e purês na finalização, pois vale lembrar que usaremos azeite extra virgem. Necessário uma garrafa de vidro com tampa de rolha.

Ingredientes:

  • 500ml de azeite extra virgem
  • 4 ramos de alecrim

Modo de preparo:

Processo 1 – coloque os ramos de alecrim em uma tábua de corte e bata com a parte de trás da faca somente para “machucar” o alecrim. Coloque-o no vidro específico e despeje o azeite por cima. Feche e deixe curtir por uns 10 dias.

Processo 2 – repita o processo 1 porém depois de fechar, aqueça o vidro com o azeite em banho Maria em simmer (sem ferver à 70o C.) por uns 10 minutos. Deixe esfriar naturalmente. Use-o no outro dia.

Processo 3 – retire todos os pistilos do alecrim e juntamente com ¼ do azeite processe em um liquidificador bem seco ou com um processador manual. Misture o azeite batido com o restante. Aqueça o azeite em uma panela à 60o C. Com a ajuda de uma gaze e um funil, filtre o azeite para dentro do vidro. Feche e deixe esfriar naturalmente. (Use um filtro pra café ou coador de pano também, desde que inutilizado antes, se não conseguir a gaze)

Pode-se ainda, para efeito visual, fazer o processo 3, onde a coloração será bem mais intensa e utilizar o azeite no processo 1 ou 2 para a decoração no vidro.

 

Foto por SanDiegoFoodStuff

 

Com dificuldades nas palavras usadas neste post? Visite nossa página Glossário ou envie-nos uma pergunta a respeito.

Uma resposta para “Azeite aromatizado de Alecrim”

  1. claudia disse:

    Gostaria de saber qual o tempo de validade destes azeites aromatizados?
    Todos são necessários aquecer?
    é possível misturar várias ervas?
    Caso seja feito com ervas desidratadas, é necessário aquecer?