Frio e sopa – batata e alho poró.

By Rodolpho Leonardo  16 ago, 2010   Postado em Cozinha Internacional, História, Receitas, Sopas

Eh! O frio chegou e nesta época uma sopinha sempre vem a calhar. As sopas são alimentos preparados através da combinação de ingredientes como carnes e ou vegetais com caldos, sucos, água ou outros líquidos servidos, geralmente como uma refeição leve, entrada ou até mesmo como pratos principais. As sopas podem ser classificadas em dois grupos principais: Sopas Claras e Sopas Grossas.

As sopas claras são comumente conhecidas como bouillon e consommé (lê-se buion e consomê, respectivamente). Bouillon são caldos não clarificados obtidos da cocção de vegetais ou carnes e são usados na elaboração de sopas claras, como por exemplo, uma canja de galinha. Consommé, por sua vez é o resultado da clarificação e aromatização de um fundo feito de proteínas (Classicamente falando, não existe consommé de vegetais) através de um método de clareamento bem específico que inclui claras de ovos, e a proteína geralmente moída juntamente de aromáticos para deixar a preparação transparente.

Já as sopas grossas são divididas em sopas creme, sopas purês, bisques e veloutés (lê-se bisquê e velutê, respectivamente). As sopas creme são geralmente usadas como base o molho bechamel ou uma adição de roux, leite e ou creme de leite. As purês são engrossadas pelo ato de processar o alimento base com um processador manual ou liquidificador transformando a sopa em um purê fino e aquoso. Os bisques, feitos a base de cascas de frutos do mar, são processados e acrescidos de creme de leite na finalização. Podem-se usar também outros ingredientes para engrossar a sua sopa, como o caso de amido de milho (encontrado na maisena ou no fubá), amido de arroz (farinha de arroz, arroz) e araruta e até mesmo a tapioca.

Abaixo uma receita simples de sopa de batatas com alho poro. Está é uma maneira de você usar as folhas do alho poro, deixando a parte mais esbranquiçada dele para fazer outras preparações. Está é uma sopa purê.

Sopa de batatas com alho poró.

Ingredientes:

  • 6 unidades de alho poró;
  • 2 kg de batata;
  • 200g de cebola;
  • 2 CS de manteiga;
  • 2 l de água;
  • Sal e pimenta a gosto.

Preparo:

Descasque e corte as batatas em pedaços pequenos. Corte as folhas (parte verde) do alho-poró e lave-as, descartando as folhas estragadas e as pontas secas. Corte as folhas o mais fino que puder. Descasque as cebolas e corte em fatias finas. Coloque uma panela grande e funda do tipo caçarola ou pote fundo no fogo. Acrescente a manteiga para derreter e assim que pronto adicione a cebola e salteie-a até murchar, acrescente o alho poro e refogue-os também até eles começarem a ficar murchos. Acrescente as batatas e coloque a água que pode ser fria ou quente. Espere cozinhar bastante, até o volume de água perder cerca de 1/3 de seu volume. Bata tudo com um processador manual ou no liquidificador. Volte ao fogo se necessário e acerte o tempero com o sal e pimenta. Sirva quente ou fria e se fria, acrescentando creme de leite fresco ela irá se chamar Vichyssoise. Enfeite com cebolinha fatiada finamente.

fotos por: healingrosacea.com

 

Com dificuldades nas palavras usadas neste post? Visite nossa página Glossário ou envie-nos uma pergunta a respeito.

Uma resposta para “Frio e sopa – batata e alho poró.”

  1. alessndra disse:

    amei a receita estou preparando um projeto academico com um fim social que visa implantar sopas, mais basicamente um sopão gostaria de uma receita onde a quantidade de liquidos fosse menor para uma maior durabilidade desde já agradeço