Sweet Chilli Sauce – Molho agridoce de pimenta

By Rodolpho Leonardo  29 set, 2011   Postado em Cozinha Internacional, Molhos, Receitas, Temperos

Uma das mais saborosas invenções da humanidade é chamada em inglês de “Sweet Chilli Sauce”. Minha descrição para este molho da culinária asiática é simplesmente fantástico. Este molho consegue interagir com qualquer alimento frito de maneira que nenhum outro, talvez o Tarê, consegue. É quase possível de comer somente ele, sem acompanhamento algum.

Sua origem provável é tailandesa, por ser uma culinária que utiliza muito o recurso agridoce em seus pratos, porém sempre ficamos na dúvida com relação sua real origem. Devido ao seu sabor bem adocicado, o tempero dos itens que ele acompanha deve ser puxado um pouco mais para o salgado, evitando assim que o alimento acompanhado do molho fique muito adocicado ao nosso paladar. Abaixo a receita deste fantástico molho que vai bem com qualquer empanado frito, seja ele, frango, carne, frutos do mar e etc.

Ingredientes:

  • 250g de açúcar
  • 250 ml de vinagre de arroz
  • 5 dentes de alho
  • 4 pimentas dedo de moça ou 2 colheres de sopa de pimenta calabresa
  • 25g de gengibre fresco

Modo de preparo:

Descasque e pique o alho. Corte as pimentas ao meio longitudinalmente e retire as sementes (se quiser um sabor mais picantes, deixe-as). Pique as pimentas finamente. Com a ajuda de uma colher, descasque o gengibre e rale-o finamente ou se preferir, pique-o como a pimenta. Em uma panela pequena, junte o açúcar e o vinagre e leve a fervura. Com o auxilio de uma colher de pau, continue mexendo até que o açúcar se dissolva por completo. Abaixe o fogo e deixe o caldo em simmer por aproximadamente 10 minutos. Junte o alho, a pimenta e o gengibre. Cozinhe por mais uns 5 minutos e desligue o fogo. Espere esfriar e sirva de acompanhamento com qualquer tipo de fritura ou mesmo prato de saladas. Bom apetite.

 

Fotos por SXC.HU

 

Com dificuldades nas palavras usadas neste post? Visite nossa página Glossário ou envie-nos uma pergunta a respeito.

6 respostas para “Sweet Chilli Sauce – Molho agridoce de pimenta”

  1. Tharine disse:

    Fiz a receita, o sabor ficou bom, mas a aparência não chega nem perto da foto.
    Achei que ficou muito grosso, o açúcar fica endurecendo. Tive que colocar um pouco de água para que ele não endurecesse, mas ainda não sei se dará certo, pois ainda está quente.

  2. Eduardo disse:

    Olá…fiz essa receita….mas ficou MUITO APIMENTADA…..gosto de pimenta….mas ficou quase impossível comer….e olha que tirei todas as sementes….na próxima colocarei apenas 2 pimentas.

  3. Olá, ótima a sua receita. Muito simples e muito fresca! Obrigada pela excelente contribuição.

  4. Vivian Uehara disse:

    OlA!!

    EU FIZ O MOLHO SÓ QUE ELE FICOU MEIO PEGAJOSO E BEM GROSSO. SERÁ QUE EU DEI O PONTO CERTO?
    OBRIGADA
    VIVIAN UEHARA

  5. Olá Josue,

    Obrigado pela visita e desculpa pela demora. Conheço sim uma receita deliciosa de chutney ou geleia de pimenta com gengibre, mas nao fiz o teste se pode ser processado no liquidificador. Será que o que vc está tenando fazer seria um tipo de Ketchup picante? Pode fazer sim adaptações nas receitas, dependendo das quais sejam acho que elas podem dar certo ou não, cozinha também é experimentação. Qualquer coisa mande nos um email. Abraços.

  6. ARARAS-SP.,16/03/2012

    OLA!!!

    BOM DIA!!!

    GOSTARIA DE OBTER INFORMAÇOES, SE VOCE DISPOE DE UMA RECEITA COM PIMENTA DEDO DE MOÇA COM GENGIBRE, QUE SEJA PROCESSADO NO LIQUIDIFICADOR???
    SERA QUE NESSA RECEITA, EU POSSO FAZER ALGUM TIPO DE ADAPTAÇAO?
    FICO NO AGUARDO DE UMA RESPOSTA.
    AGRADEÇO SUA ATENÇAO
    JOSUE NOCENTINI