Molho de iogurte com mel

By Rodolpho Leonardo  20 jan, 2011   Postado em Molhos, Receitas, Saladas

O iogurte é um produtor resultante da fermentação bacteriana do leite, transformando a lactose em ácido lático. É muito rico em proteínas, cálcio e vitaminas do complexo B (riboflavina, B6 e B12) tornando-o um produto muito nutritivo. Seu uso em molhos e antepastos é conhecido desde 1910. Em 1919 ele passou a ser industrializado e comercializado pela Danone.

Em saladas o uso de iogurte (ou molho de iogurte) é bastante comum nos países europeus e na América do norte, sem mencionar é claro a Turquia que é de onde o produto se originou há cerca de 4000 anos atrás. Pode ser usado das mais diversas maneiras em molhos doces, adocicados e salgados. A receita a seguir é uma receita adocicada de molho que combina muito bem com saladas que contenham frutas e é bem utilizada no verão, devido ao seu frescor. Para fazê-la, você irá precisar dos seguintes utensílios e ingredientes:

Utensílios: Fouet (batedor) ou um garfo, tigela de louça ou inox de tamanho médio, faca chef, tábua de cortar, zester ou ralador fino.

Ingredientes:

  • 16 folhas de hortelã
  • 1 laranja
  • 1 limão siciliano
  • 2 potes de iogurte natural
  • 2 colheres de sopa de mel silvestre
  • Sal
  • Pimenta-do-reino branca

Preparo:

Pique ou corte em chiffonade1 as folhas de hortelã. Raspe metade da casca da laranja e coloque junto com a hortelã dentro de uma tigela média de louça ou inox. Extraia o suco do limão e junte a mistura. Acrescente o iogurte e o mel, misture bem os ingredientes. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto (geralmente se utiliza cerca de uma colher de café de sal) e reserve na geladeira até o uso. Validade: 4 dias. Bom apetite!

(1)    Chiffonade: técnica empregada para o corte de folhas em tiras finas. Pegue as folhas, coloque-as sobrepostas e enrole-as. Com a faca, corte-as transversalmente bem finos, lembrando o corte de couve.

Fotos: ivillage.com

 

Com dificuldades nas palavras usadas neste post? Visite nossa página Glossário ou envie-nos uma pergunta a respeito.

Os comentários estão desativados.