Frango ao molho pardo

By Rodolpho Leonardo  30 jun, 2009   Postado em Molhos, Prato Principal, Receitas

frango-molho-pardoEstá é uma receita que temos em casa a muito tempo, desde o tempo que criávamos galinha no quintal e minha mãe as matavam para fazer frango caipira e frango ao molho pardo. Pode-se utilizar frango normal e sangue congelado, mas te adianto que não será a mesma coisa. O leitor Marcos Gonçalves me enviou um email pedindo uma receita de galinha ao molho pardo e fiz uma pesquisa com a minha mãe, visto que a estou visitando nestes dias.

Bom, segue ai uma receita familiar de frango ao molho pardo que eu adoro e sempre que possível peço para minha mãe preparar ou preparo para os amigos.

 

Ingredientes:

  • 1 frango caipira inteiro;
  • Sangue do frango aprox. ½ litro;
  • 3 tomates ou 1 lata de tomate pelado;
  • ½ maço de cebolinha;
  • ½ maço de salsinha;
  • 3 cebolas;
  • 3 ¼ xícaras de água;
  • 1 colher de sobremesa de urucum em pó;
  • ½ xícara de suco de limão;
  • 2 colheres de amido de milho;
  • 4 dentes de alho;
  • ¼ de cenoura;
  • 1 talo de salsão;
  • Sal;
  • Pimenta;
  • 2 colheres de sopa de Azeite de oliva (não use o extra virgem) ou óleo de soja comum;

Modo de preparo:

Primeiramente corte o frango em 8 pedaços (ou peça ao açougueiro para fazer isto) e tempere com sal, pimenta e o alho picado. Corte as cebolas em julienne (fatias finas), reserve. Descasque o tomate em água quente e retire as sementes ou utilize os tomates pelados. Corte-o em cubos pequenos, reserve.  Corte a cebolinha em Chiffonade, picando o talo branco se houver e juntado com a cebola e reserve. Pique a salsinha, reserve. Rale a cenoura e pique o talo de salsão.
Misture o Sangue com 1 xícara de água e o suco de limão (pode-se utilizar o vinagre). Misture bem até ficar bem homogêneo. Reserve.

Em uma panela grande, em fogo alto, acrescente o óleo ou azeite e espere esquentar.  Acrescente a cebola e reduza ao fogo baixo. Salteie a cebola até começara a ficar com uma cor caramelizada (sem queimar) arescente a cenoura e o salsão e sue até ficar bem dourado tudo. Acrescente o urucum e mexa. Acrescente o frango e deixe-o dourar, mexendo as vezes para não queimar os produtos. Quando o frango estiver dourado, acrescente o tomate e refogue. Acrescente aos poucos as 2 xícaras de água (já quente) e deixe o caldo engrossar lentamente. Quando o frango estiver macio e não desmanchando, retire-o e coloque em um lugar aquecido para não perder muito o calor. Bata o caldo restante em um liquidificador ou com um mixer, processando bem. Volte ao fogo. Quando estiver quente novamente, acrescente a mistura de sangue e deixe esquentar mexendo sempre. Engrosse com o slurry (1/4 de xícara de água com as 2 colheres de amido de milho) aos poucos se necessitar. Acerte o sal e a pimenta. Acrescente o frango novamente e deixe cozinhar em fogo baixo por uns 5 minutos, só para penetrar o sabor. Coloque o frango em uma travessa funda, e salpique a cebolinha e a salsinha por cima. Sirva acompanhado de angú (polenta mole) ou arroz branco, quiabo refogado ou orapronobis. Bon appetite.

 

Com dificuldades nas palavras usadas neste post? Visite nossa página Glossário ou envie-nos uma pergunta a respeito.

8 respostas para “Frango ao molho pardo”

  1. Rosana Monteiro disse:

    Boa tarde!
    Testarei esta receita agora a noite….Depois volto contando o resultado da alquimia!

  2. katia silva disse:

    Obrig pela receita tenho um almoço no domingo para o sogro da minha filha e o cardapio e frango ao molho pardo irei fazer este obg.

  3. Olá Mazola, Obrigado pela visita ao diário do chef. Fique a vontade nos comentários e nas críticas. Apesar de colocar poucas receitas no site, até porque as receitas aqui colocadas são testadas e adaptadas para tal finalidade, fico feliz em saber que existe também pessoas como você que curti a arte de cozinhar. Só não esqueça de fazer a receita e ao dar certo me dizer hein!

    Abraço

    Rodolpho

  4. MAZOLA disse:

    Sou fã nº 1 de frango ao molho pardo mas minha esposa não sabe como prepará-lo. Sempre que temos vontade de comer temos que ir a um restaurante. Não sei se a foto acima foi tirada de uma receita própria mas ficou muito bonita. Digo isto porque, tanto em fotos como ao vivo, já vi pratos prontos com a cor marrom clarinha e o molho bem ralinho não com esse tom escuro e parecendo um caldo encorpado( que não só eu prefiro mas também penso ser o correto ).
    Sou “atrevido e metido a chefe ” (com “é” no final mesmo pois se não fiz cursos para ser chef!)mas faço paella não para 2,4 6 mas para 18,20 pessoas em minha enorme paellera, charuto de repolho com muito molho,muqueca baiana,excelente churrasco,leitoa “pururucada” assada inteira sem contato com a forma , batatinha calabresa que criei totalmente diferente da normal e mais uns trocentos pratos. Porém apesar de saber, só gosto de preparar “COISAS OU PRATOS DIFERENTES, complicados, interessantes. O arroz com feijão diário deixo para a cozinheira. Bem, voltando ao seu prato, só pela foto, já lhe dou os parabéns. Com certeza colocarei a receita em prática talvez ainda nesse fim de semana. Posteriormente voltarei a seu blog e farei meu comentário. Espero que possa tecer um comentário positivo.Obrigado por me ceder um pouco do seu conhecimento. Um abraço e desculpe pelo excesso.

  5. Ju Matos disse:

    Oi, é a primeira vez que vou fazer frango ao molho pardo, gostei muito da sua receita mas fiquei com uma dúvida, esse limão que mistura no sangue é pra não coagular? Se o sangue já vier misturado com vinagre eu misturo com limão de novo?
    Brigadinha,

  6. adriele disse:

    e a melhor

  7. olá, obrigado pela visita ao diário do chef!

    A mistura de sangue é feita com o sangue do franco, 1 xícara de água e 1/2 xícara de suco de limão. É só misturar muito bem estes ingredientes juntos com o auxilio de um fuet (batedor de claras) ou com uma colher mesmo.

    atenciosamente,

  8. Elizabeth disse:

    Oi,
    sua receita parece deliciosa, mas não sei fazer a mistura do sangue.
    Como é?
    Obrigada.
    Um abraço.