Apaixonado por comida árabe, um dos meus pratos de comida rápida favoritos é a esfiha aberta. Ela é ideal para matar aquela fome e reutilizar sobras de carnes, vegetais e queijos que estão na geladeira. De origem Síria-libanesa, a esfiha é muito comum em países do oriente médio e alguns países árabes.
Sua base é uma massa levedada de farinha de trigo com recheios diversos, carnes, queijos, verduras e misturas diversas. Pode ser chamada de “esfirra” ou “esfiha”, sem prejuízo nenhum para a linguagem e para o sabor. Existem também umas 30 receitas diferentes de massa para adequar a cada tipo de gosto diferente, porém a receita a seguir é de esfiha aberta, que pode ser fechada, mas apreciada aberta acho melhor. Ai vai a receita:
Ingredientes:
- 1 kg de farinha de trigo
- 30g de fermento biológico
- 125g de açúcar refinado
- 125ml de óleo de soja
- 700ml de água morna
- 13g de sal refinado
- 200g de fubá
Modo de preparo:
Em uma tigela, junte ¼ da farinha de trigo, o açúcar, o fermento biológico e metade da água morna, dissolva bem o fermento e misture bem. Deixe levedar por cerca de meia hora coberto com filme plástico. Peneire o restante da farinha, o açúcar e o sal. Junte a mistura peneirada com o fermento, acrescentando o restante da água aos poucos. Junte o óleo aos poucos e sove bem, até obter uma massa lisa e homogênea. Coloque de volta na vasilha e cubra com filme plástico e deixe descançar até dobrar de tamanho. Porcione de acordo com o tamanho da esfiha que queira fazer, cerca de 35g de massa para cada porção individual. Abra a massa sobre uma mesa “enfarinhada” com fubá. Recheie com o sabor de sua preferencia, asse em forno a 190 graus por cerca de 8 minutos. Sirva. Bom apetite!
Foto por Daisybush
Com dificuldades nas palavras usadas neste post? Visite nossa página Glossário ou envie-nos uma pergunta a respeito.