Cannolu, Cannoli

By Rodolpho Leonardo  17 nov, 2011   Postado em Cozinha Internacional, Ingredientes, Receitas, Sobremesas

Quem viu O Poderoso Chefão sabe o que vou escrever a seguir. Para os Sicilianos, Cannolu é mais importante que uma arma, afinal está é uma arma secreta que utilizam para conquistar qualquer tipo de paladar. Não importa o tipo de doce que você gosta, os cannoli agradam gregos e troianos.

Famoso doce da gastronomia Siciliana, o Cannolu (em dialeto local), Cannolo (tubo) em italiano comum ou Cannoli, no plural é um doce fantástico. Não é muito doce originalmente, somente tendo o correto balanço entre o salgado e o adocicado para ser chamado de sobremesa, o cannolu é feito a base de farinha e vinho Marsala com recheio de creme de ricota fresca que pode ser adicionado do qualquer outro ingrediente que você queira. Chocolate chips e ou cereja marrasquino são sempre acrescentado na receita, mas pode ser acrescentados qualquer outro tipo de fruto, doce ou castanhas. Pignoli, marmelada de limão e frutas frescas podem ser acrescentadas ao creme de ricota que recheia a massa frita enrolada.

Em formato cilíndrico, o cannolu é feito com uma massa simples de farinha, manteiga, açúcar e vinho, aberta e enrolada em um cilindro metálico, que será levado à fritura posteriormente e recheado logo em seguida com o creme. Portanto é uma sobremesa para ser servido ainda meio quente, senão a massa acaba perdendo a sua textura. Abaixo uma receita simples de Cannoli Sicilianos que, conforme sua criatividade pode ser acrescida de qualquer tipo de recheio que queira.

Ingredientes:

Massa:

  • 225g de farinha de trigo
  • 25g de açúcar
  • Pitada de sal
  • 30g de manteiga derretida (sem sal)
  • 350ml de vinho marsala
  • 1 clara de ovo
  • Óleo para fritura

Recheio:

  • 900g de ricota fresca dessorada e sem sal
  • 100g de açúcar
  • 10ml de extrato de baunilha ou 3 favas raspadas
  • Zeste de 1 limão siciliano
  • Pitada de canela em pó

Modo de preparo:

Em uma tigela, peneire a farinha, o açúcar e o sal, faça um vulcão e no meio despeje a manteiga e o vinho aos poucos. Vá incorporando o liquido até obter uma massa. Transfira para uma mesa levemente enfarinhada e trabalhe a massa (sove) até ficar lisa e homogênea. Embrulhe no papel filme (filme plástico) e reserve na geladeira por umas 3 horas. Abra a Massa bem fina com o rolo e corte em círculos. Passe o rolo sobre cada circulo de massa para dar um formato ovalado. Enrole os círculos ovais no tubo de cannoli e sele o circulo com a clara de ovo e pressionando bem.

Faça o creme de ricota, colocando todos os ingredientes em uma batedeira e batendo até ficar bem cremoso a mistura. Reserve e coloque em um saco de confeiteiro (manga). Frite os rolos (óleo a 180o) com a massa de cannoli até que fique bem dourados, deixe escorrer e retire o tubo metálico. Recheie com o creme, primeiro um lado depois o outro. Sirva imediatamente. Delicioso. Se quiser pode polvilhar açúcar de confeiteiro por cima. Buono appetito!

 

Foto por jeltovski

Com dificuldades nas palavras usadas neste post? Visite nossa página Glossário ou envie-nos uma pergunta a respeito.

Os comentários estão desativados.