Panna Cotta

By Rodolpho Leonardo  03 nov, 2011   Postado em Cozinha Internacional, Receitas, Sobremesas

Sobremesa típica Italiana, da região do Piemonte, a panna Cotta, ou creme cozido é uma sobremesa muito saborosa e de incontáveis variedades. Semelhante e de mesma base que os pudins e sobremesas como o Manjar Branco é feito com creme de leite fresco, açúcar e gelatina. Pode ser acompanhado ou aromatizado com baunilha, limão, cítricos, frutas vermelhas, geleias enfim, com quase tudo que se pode imaginar.

Sua origem é incerta e provavelmente ocorreu de um erro na elaboração de algum molho a base de peixe, pois originalmente a receita utiliza aparas e cartilagem de peixe para engrossar e gelatinizar a preparação. Claro que hoje em dia, utilizamos a gelatina, que é retirada dos ossos e colágenos de animais e plantas, porém hidrolisada e sem sabor aparente.

A Panna cotta é uma deliciosa preparação que pode ser apreciada com praticamente qualquer tipo de calda e é servida gelada. Tradicionalmente utilizam-se frutas vermelhas para a calda ou purê. Uma forma simples de apresentação é colocar um purê de frutas no fundo de uma tigela, colocar a panna cotta e por cima colocar uma calda grossa das próprias frutas ou de vinho.

A receita a seguir é da panna cotta pura, que poderá ser acrescida de qualquer outro sabor ou ingrediente. Buono apetito!

Ingredientes:

  • 375 ml de creme de leite fresco
  • 250 ml de leite
  • 2 favas de baunilha
  • 60g de açúcar
  • 3 folhas de gelatina sem sabor

Modo de preparo:

Hidrate a gelatina com um pouco de água, reserve. Em uma panela, coloque o creme de leite, o leite, o açúcar e as favas de baunilhas (corte-as no meio e raspe para liberar mais sabor) para ferver. Assim que levantar fervura, retire do fogo e mexa por uns 2 minutos. Retire as favas. Acrescente a gelatina e mexa até dissolvê-la por completo. Coloque em uma tigela e deixe esfriar por um tempo. Coloque nas tigelas ou copos definitivos e leves para gelar por pelo menos umas 6 horas ou até ficar firme. A calda deve ser acrescentada depois de a panna cotta estar completamente firme. Sirva gelado.

 

Foto por Fabriziocolors

 

Com dificuldades nas palavras usadas neste post? Visite nossa página Glossário ou envie-nos uma pergunta a respeito.

Os comentários estão desativados.