Sambal é o nome dado a uma série de molhos a base de pimentas, servidos como condimento em diversas culinárias asiáticas, como a da Indonésia, Malásia, Singapura entre outras e até mesmo muito apreciado na culinária holandesa. Geralmente é feito com uma grande variedade de pimentas frescas e às vezes pode ser muito, mas muito apimentado. Deve-se utilizar com precaução os milhos já prontos.
A versão a seguir é de um molho apimentado e que pode acompanhar muito bem frangos, carnes e vegetais. Evite utilizar com peixes brancos, pois o sabor forte do amendoim pode ofuscar o peixe. Pode acompanhar com louvor o salmão. Segue abaixo a receite deste delicioso molho da culinária asiática.
Ingredientes:
- 200g de amendoim tostado sem casca (se tiver casca, ele irá ficar com uma tonalidade avermelhada ou roxa)
- 1 cebola média
- 3 dentes de alho
- 1 ou 2 pimentas serrano ou dedo de moça
- 1 colher de sopa de Nam Plá ou Nuoc-mâm (molho de peixe)
- Zeste de um limão verde
- Suco de limão para sabor
- 25g de gengibre
- 3 colheres de sopa de óleo de amendoim ou azeite de oliva
- 2 colheres de açúcar mascavo
- 125 ml de leite de coco
Modo de preparo:
Descasque e pique a cebola, o alho e o gengibre. Retire a semente das pimentas (se quiser bem mais picante, deixe-as) e pique finamente. Em um processador ou mortar, junte o amendoim, a cebola, o alho, o gengibre, a pimenta, o nam plá e a zeste de limão e processe até formar uma pasta bem homogênea.
Em uma panela, coloque o óleo de amendoim e leve ao fogo. Quando quente acrescente a pasta de amendoim e o açúcar, mexendo bem durante 2 minutos para liberar os sabores e aromas. Acrescente, sempre mexendo, o leite de coco e abaixe o fogo e deixe em simmer até que o óleo venha à superfície. Não deixe ferver. Acrescente o suco de limão para dar sabor e o ponto de sua preferência. Deixe esfriar e bom apetite.
Foto por Rodolpho Leonardo
Com dificuldades nas palavras usadas neste post? Visite nossa página Glossário ou envie-nos uma pergunta a respeito.
Olá Kaoma, Obrigado por visitar o Diário do Chef. Esta receita acompanha muito bem carne suina ou de frango. Você deve sim experimentar e retirar esta reserva contra produtos “relativamentes doces” em receitas salgadas. É bastante apimentado, mas é so diminuir na pimenta. Abraços.
Olá amigo Rodolpho.. Não conhecia este Sambal e achei diferente. Talvez por nunca tenha usado tenho um pouco de reserva ao amendoim em comida salgada, mas não custa tentar. Enfim tudo que gosto ou não conheça anoto para futuras experiencias. Agradeço por compartilhar e um grande abraço. Kaoma