Arroz preto doce com frutas vermelhas

By Rodolpho Leonardo  26 ago, 2011   Postado em Cozinha Internacional, Receitas, Sobremesas

Eu adoro arroz doce com canela. Lembra-me infância e brincadeira nas pacatas ruas das cidades do interior que as crianças de hoje já não usufruem mais. Outro dia estava comentado com um amigo meu sobre o uso do arroz negro, uma variação do arroz asiático que ganhou de vez os pratos da alta gastronomia brasileira e acabei por relembrar de uma sobremesa quente asiática feita com ele, que uma amiga Filipina fez pra mim. O arroz “preto” doce que comi com frutas vermelhas foi algo assim, sensacional.

Descobri depois que este é um prato meio que tradicional da culinária do sudoeste da Ásia e muito comum nos países “comedores” de arroz. É comum em diversos países asiáticos o uso de ingredientes como arroz, feijão e soja em pratos tanto salgados como doces. No Japão, por exemplo, existe doce de feijão. É meio estranho mesmo, mas depois do choque até que é gostoso. Mas foi nos EUA que eu comi o primeiro feijão doce salgado, mas isso é outra história.

Bom, sem mais rodeios, vamos ao que interessa. A receita abaixo pode servida com qualquer tipo de frutas tropicais, desde que contenham certa acidez (para combinar com o gengibre) como mamão, manga, pêssegos e afins.

Ingredientes:

  • 200g de arroz preto
  • Frutas vermelhas cortadas e sem sementes (cerejas, morangos, framboesas, amoras, mirtilos ou blueberries).
  • 500 ml de leite de coco
  • 6 colheres de açúcar mascavo
  • 20g de gengibre picado
  • 1 pitada de sal

Modo de preparo:

Coloque o arroz em uma tigela e cubra com água fria. Deixe até o outro dia na geladeira.

No dia seguinte, escorra o arroz e coloque o para cozinhar no vapor por 1 hora. Se você não tiver uma Rice cooker, coloque-o em uma panela, cubra com água quente e leve para cozinhar por aproximadamente 1 hora com a panela tampada, até que a água seque e o arroz esteja macio (não muito macio). Enquanto isso, em outra panela grande, adicione o leite de coco, o açúcar, o gengibre e o sal e leve a fervura. Continue fervendo até que o açúcar se dissolva bem.

Quando o arroz estiver pronto, mexa com a ajuda de um garfo, para soltar um pouco o arroz e acrescente à mistura de leite de coco ainda fervendo, abaixe o fogo e deixe em simmer até que o caldo fique grosso, mexendo sempre. Retire do fogo. Deixe baixar a temperatura. Quando estiver morno, acrescente as frutas vermelhas. Sirva em seguida. Delícia.

 

Com dificuldades nas palavras usadas neste post? Visite nossa página Glossário ou envie-nos uma pergunta a respeito.

Uma resposta para “Arroz preto doce com frutas vermelhas”

  1. GIANA disse:

    Amei essa ideia, e parabenizo o site. Muito bom!