Muito dos pratos da culinária brasileira utilizam de proteínas conservadas como o charque, linguiças defumadas, bacalhau salgado, carne de sol e muitos outros. Esta é uma receita de arroz que utiliza um destes ingredientes, o charque. Originário do estado do Rio Grande do Sul, o arroz carreteiro teve sua origem como um prato único servido aos carreteiros – transportadores de cargas em veículos de tração animal – feitos pelos próprios para se alimentar durante o transporte de cargas. Como estavam geralmente faziam este trajeto à sós ou com um grupo muito pequeno de pessoas, geralmente não usufruía do tempo necessário de carnear o animal provedor da carne fresca para fazer o famoso churrasco.
Então utilizando o charque (carne salgada) misturava o arroz e o que tivesse de tempero à mão para prepara sua refeição. Nasceu ai o arroz de carreteiro. Hoje me dia é um prato comum nas churrascarias de todo o pais não só por ser um prato típico da região sul, mas por poder aproveitar os restos de carne assada do churrasco. A receita que irei passar é uma receita bem mais tradicional, quase que uma reprodução do mesmo arroz feito por carreteiros no séc. XIX início do séc. XX, bem simples e fácil de fazer. Necessário porém é uma panela de ferro, preferencialmente em formato de caldeirão. Vamos lá:
Ingredientes:
- 500g de charque
- 2 cebolas médias
- 4 colheres de sopa de banha de porco ou 80ml de óleo de soja
- 250g de arroz de sua preferência
- 2 dentes de alho
- 2 colheres de sopa de Tempero mineiro ou o tempero de sua preferência
- Salsinha e cebolinha picada a gosto
Modo de preparo:
Corte a carne em cubos médios, lave, coloque na panela de ferro e cubra com água. Leve ao fogo e antes de ferver escorra a água. Repita o processo guardando a água desta segunda cocção se a carne não estiver tão salgada. Corte a cebola e pique o alho. Na mesma panela da cocção da carne, porém sem água, leve ao fogo. Quando a panela estiver no ponto, acrescente a gordura e junte a carne pré-cozida ao tempero e mexa bem até que a carne fique escura. Acrescente e refoque a cebola, até ficar com tonalidade caramelada. Acrescente o alho e refogue. Adicione o arroz. Apure por algum tempo e adicione a água da carne pré-cozida. Leve para ferver até secar a água, cubra a panela e retire do fogo. Antes de servir salpique a salsinha e cebolinha por cima do arroz, misture e sirva ainda quente. Bom apetite.
Foto por Nestlé
Com dificuldades nas palavras usadas neste post? Visite nossa página Glossário ou envie-nos uma pergunta a respeito.
Nossa essa receita é maravilhosa, parabens. Sem dúvida fazer em uma panela de ferro fica muito mais gostoso. Eu sempre compro as minhas no site http://www.apaneladeferro.com.br e devagarinho completei meu conjunto todo.