Teoria de serviço – Atendimento bom?

By Rodolpho Leonardo  25 jul, 2011   Postado em Administração, Opinião

Siga algumas dicas:

Seja objetivo – comece falando que estes itens estão em falta hoje. Se eles voltarem outro dia diga a mesma coisa, afinal de contas porque que você tem que ter exatamente tudo o que tem no seu cardápio.

Teste a paciência do cliente – demore uns 30 minutos para passar o pedido para a cozinha e peça aos cozinheiros para fazer o pedido bem devagar. Afinal, a pressa é inimiga da perfeição, você não acha?

Não limpe a mesa logo após a saída do cliente – pode ser que ele queira voltar uma hora depois e ver se esqueceu de algo. No meio termo, outro cliente não irá ocupar a mesma mesa novamente e, se isto ocorrer, pergunte a ele porque ele se sentou nesta mesa, vendo que não estava preparada e diga: só um minutinho, por favor.

Seja educado – diga só um minutinho quando você sabe que ira demorar mais que um minuto e o deixe esperando por pelo menos uns 20, mas não se esqueça do, Por favor!

Seja simpático – diga sempre: só um minutão; Pera ai patrão!; Já ta vindo; que time você torce?; elogie a parceira ou parceiro do cliente – você é gostosa(o) hein! Que corpão!

Mostre-se sempre interessado – mesmo que a conversa não seja com você, interrompa e dê sua opinião, afinal das contas, sua opinião é muito importante.

Esteja sempre alegre – tome umas 4 doses de pinga ou tequila antes de começar a jornada de trabalho, senão, umas 6 cervejinhas só pra aliviar a tensão. O importante é estar bem “perfumado”.

Seja sincero – quando chamado por um cliente, cumprimente-o mas diga que quem cuida daquele setor é outro garçon e que você está ocupado com seus próprios pedidos e, quando ele lhe perguntar sobre alguma coisa do cardápio, diga que não sabe o que é.

Mostre atenção – traga os pratos trocados ou errados. Afinal de contas tudo é comida e você achou melhor que eles experimentem estes pratos ao invés dos pedidos.

Seja inventivo – quando lhe perguntarem o que  é algo do cardápio, invente algo, seja criativo e crie uma história. Afinal entretenimento está na moda.

…E com certeza você poderá entrar de férias por um longo período.

Infelizmente somos marcados pela falta de profissionalismo e preparo de atendentes e colaboradores em estabelecimento que nos servem alimentos, sejam em bares, restaurantes, hotéis, lanchonetes e botequins. Talvez isso ocorra por causa do governo, que não investe o suficiente em educação, talvez seja por causa do colaborador que não aprendeu o correto no emprego anterior, você não acha?

Mas pra ser sincero isso ocorre por única e exclusivamente nossa culpa. Não podemos assumir que todos aqueles que contratamos para fazer parte da nossa equipe pense como pensamos. Não podemos assumir que todos tiveram a mesma educação, freqüentaram os mesmos lugares e conheçam as mesmas coisas que conhecemos. Por isso existem processos e fatores, como treinamentos, repetições e comunicação que nos auxiliam em muito sanar grande parte destes problemas de atendimento ao consumidor.

Nossos consumidores estão ficando cada vez mais exigentes e demandando atendimento de qualidade, pois eles também estão passando por um processo mais rápido de aprendizagem de como as coisas funcionam. Antigamente, com pouca opção de alimentação e diversão, alguns se sujeitavam a certos desconfortos no atendimento e serviço, porém hoje, com a diversidade de lugares e com a facilidade dos meios de transporte é essencial que os tratemos muito bem, que fidelizemos a nossa marca.

Para isso treinamentos constantes e um bom plano de comunicação interna é fundamental para evitarmos certas situações desagradáveis. Já trabalhei em lugares que não trocavam as toalhas de mesa no dia (e serviam café da manhã, almoço e jantar) para economizar na lavagem das toalhas e diminuir os custos. Claro que não fiquei lá por muito tempo. E nem preciso falar que o local não está nem aberto. Já freqüentei lugares onde de tanto esperar acabei me levantando e indo ao balcão para fazer o pedido. Mas por incrível que pareça, isso infelizmente acaba sendo muito comum no nosso Brasil, seja no interior, seja na capital. Atendimento de qualidade já. Acho que é hora de um basta, não?

 

Foto por daquella manera

 

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