Creme de mandioquinha

By Rodolpho Leonardo  21 jul, 2011   Postado em Cozinha Nacional, Ingredientes, Receitas, slide, Sopas

Nestes dias estive na casa de um grande amigo meu, Conrado Navarro do Dinheirama, sua esposa Ana Paula e durante uma conversa habitual resolvemos começar a cozinhar e, pronto, uma refeição com sequencia de 4 pratos estava no ar. A entrada foi um creme de mandioquinha com crisp de bacon que irei compartilhar a receita com vocês. Na sequencia servimos um tagliatele sauteado na manteiga, alho e sálvia seguido de Filet mignon ao molho de vinho tinto com purê de batatas e cenouras sautée. De sobremesa, banana caramelizada flambada com tequila e sorvete de creme (se bem que o sorvete faltou e acabamos por comer somente a banana mesmo, mas era essa a intenção) completou o jantar.

A mandioquinha, já bastante difundida no Brasil é originária da região andina e possui vários nomes diferentes, como batata-baroa, batata-salsa, mandioquinha-salsa, batata-aipo, batata-fíuza e barão. É ideal para preparações de purês, cremes e saladas e muito utilizada na preparação de papinha de bebê. Bom, a receita de creme de mandioquinha com crisp de bacon a seguir é uma receita muito fácil e saborosa. Irá agradar a todos de sua casa.

Ingredientes:

  • 500g de mandioquinha
  • 100g de cebola
  • 2 dente de alho
  • 600ml de fundo de frango
  • 50 ml de crema de leite fresco
  • 50g de bacon
  • 50g de manteiga sem sal
  • 6 folhas de salsinha
  • Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:

Corte a cebola como preferir, pique o alho e descasque e corte as mandioquinhas em pedaços de tamanhos iguais, reserve. Corte o bacon em fatias finas e coloque em uma panela teflon fria. Leve ao fogo baixo deixe fritar bem até que comece a “pipocar”. Com a ajuda de uma pinça ou ponta de garfo, vire as fatias de bacon e deixe fritar bem, retire e coloque em papel absorvente. Reserve. Escorra a gordura proveniente do bacon em outra panela e acrescente a manteiga. Leve ao fogo e ao estar a manteiga derretida coloque as cebolas para dourar, mexendo sempre e tomando cuidado para não dourar demasiado. Acrescente o alho e refoque por pouco tempo. Junte a mandioquinha e mexa bem, refogando de leve toda a mandioquinha. Acrescente o fundo de frango e deixe cozinhar até que a mandioquinha esteja completamente cozida e começando a quebrar. Com a ajuda de um processador manual ou de um liquidificador, processe a mandioquinha junto com o caldo até virar um creme liso. Acerte o sal e a pimenta, junte o creme de leite e leve ao fogo. Se estiver muito grosso, acrescente mais líquido, podendo ser água ou fundo de frango. Assim que estiver na temperatura ideal, sirva as porções colocando uma fatia de crisp de bacon em cima e uma folha de salsinha. Bom apetite.

P.S: se quiser mais brilho, acrescente 25g de manteiga sem sal bem gelada na finalização do creme, antes de servir.

 

Fotos por Conrado Navarro

 

Com dificuldades nas palavras usadas neste post? Visite nossa página Glossário ou envie-nos uma pergunta a respeito.

Uma resposta para “Creme de mandioquinha”

  1. caio disse:

    deve ser bom pra comer isso no inverno…
    ja tentou fazer crisp de rucula?
    é muito bom…. acho que combinaria com isso ai…
    olha o meu post novo *-*
    http://prepararprovarpostar.blogspot.com/